O processo de transformação organizacional deve ir além da criação de novos produtos e serviços. Deve fazer parte da sua cultura, em uma abordagem de estímulo à cocriação baseada no design de processos.  

8 Passos para Criação de Valor Organizacional a partir de Sprints de Design de Processos

Por Alessandro C. Micelli e Orchestra Group
Cada vez mais o todo faz a diferença. Não há uma tecnologia ou método único, e não colaborativo, que consiga garantir o sucesso sustentável das organizações. As pessoas estão cada vez mais conectadas e participativas. Ao mesmo tempo, têm necessidades, assim como as organizações, de buscar soluções mais ágeis e de obter resultados mais imediatos, tangíveis e de alto valor agregado. A inovação tem se tornado objeto de desejo de empresas e stakeholders dos mais diversos ecossistemas econômicos e sociais. As disrupções causadas pelas inovações são tão importantes e transformadoras, quanto evidentes e imprevisíveis, onde a falta de preparo em relação ao impacto gerado na vida de empresas e pessoas é preocupante e desafiadora. E essa é, provavelmente, uma das principais fragilidades dos modelos corporativos disruptivos: a falta de visão e abordagem sistêmicas baseadas no design de processos.

Mas o que significa "design de processos"?

Mais do que simplesmente desenhar processos, significa "criar valor organizacional" a partir da gestão do seu ciclo de vida, em uma abordagem engajadora, participativa e transformadora. Assim como no design thinking, o ser humano deve estar no centro do holofote, e a empatia, colaboração e experimentação devem ser os seus princípios norteadores.


Abaixo, o Process Value Design®, método concebido para criação de valor organizacional a partir da gestão do ciclo de vida de processos:





No PVD, todas as 8 etapas foram definidas com o objetivo de agregar valor individual ao longo de todo o ciclo de vida do processo, porém de forma progressiva e cumulativa, ou seja, cada etapa deve gerar o seu próprio valor, que é agregado à etapa seguinte até o término ou a renovação do ciclo. Veja abaixo: